Comunicado em virtude do anúncio do Projecto de Decreto Regulamentar

Comunicado de Imprensa

A CannaCasa vem por este meio congratular-se com o avanço na regulamentação do cânhamo industrial, pois é de extrema importância para clarificar a situação dos agricultores em Portugal, lamentando apenas a chegada tardia da mesma, uma vez que a temporada de cultivo de 2020 já está comprometida.

A CannaCasa ainda não conhece em detalhe o conteúdo do projecto nem do Decreto Regulamentar que deverá ser publicado, aguardando com expectativa a divulgação oficial da legislação que irá definir a situação do cânhamo industrial em Portugal.

Apesar de a informação publicada até agora ser limitada, a CannaCasa vê este passo como um sinal positivo relativamente ao impasse que o país vivia, após sucessivas recusas da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) em proceder às inspecções relativas à sanidade vegetal e à confirmação do seguimento e utilização de semente de cânhamo certificada.

A CannaCasa reitera ainda estar inteiramente disponível para dialogar com quaisquer legisladores e entidades competentes de forma a contribuir para uma aplicação da regulamentação clara e eficaz, que possibilite o início da nova época sementeira e colheita do próximo ano  atempadamente e nas melhores condições possíveis.

A CannaCasa é uma associação sem fins lucrativos constituída em 2019 com o objectivo de promover e expandir os recursos agrícolas do cânhamo industrial em Portugal, para benefício dos agricultores, processadores, fabricantes e consumidores.

A actividade da CannaCasa procura juntar os produtores, transformadores, investigadores e outras partes interessadas no desenvolvimento de uma indústria sustentável de Cânhamo em Portugal.