#3 Diário do Agricultor: As sementes

A melhor variedade para cultivar em qualquer cenário específico depende das matérias-primas desejadas que serão produzidas. Por exemplo, variedades de cânhamo industrial cultivadas para obtenção de fibra podem não produzir sementes, e as variedades de sementes oleaginosas tendem a amadurecer cedo e produzir menos fibras e hurds. As variedades de fibras são frequentemente plantadas de forma densa, causando hastes altas, mas finas, que contêm menos hurds e menores. Considerações relativamente à densidade devem ser tidas em conta nas produções com vista a flor e biomassa.

As variedades industriais de cânhamo são numerosas e variam muito nas suas características. Nem todas as variedades são cultivadas para sementes, especialmente aquelas cultivadas para produzir fibras longas. Muitas variedades de cânhamo industrial são importadas de regiões com características ambientais diferentes, como por exemplo a duração do dia, e, portanto, não produzem naquela região como produziriam sua região nativa.

Vários outros factores, como a exposição aos raios ultravioleta (UV) e os nutrientes disponíveis, afetam a quantidade de THC produzida pela planta do cânhamo. Em regiões com limites legais restritos sobre os níveis de THC, deve ser selecionada uma variedade que produza pouco THC num ambiente semelhante ao que está sendo selecionado para cultivo. A latitude é um factor quando se trata da produção de THC, com a exposição aos raios ultravioleta aumentando à medida que nos aproximamos do equador. Uma variedade que produz pouco menos de 0,3% de THC na França pode exceder os limites legais quando cultivada num estado do sul dos EUA.

Variedades disponíveis

As variedades disponíveis são mais de setenta e podem ser consultadas nesta ligação.

A escolha
Tradicionalmente, a escolha tem sido entre variedades de semente ou fibra. No entanto, com pesquisas sobre o uso de canabinóides encontrados no cânhamo para seus benefícios na área do bem estar, alimentar e de suplementação, alguns produtores de cânhamo começaram a selecionar variedades que apresentam níveis elevados de CBD, CBN (canabinol) e outros canabinóides com a expectativa de vender as folhas, flores e raízes de sua cultura industrial de cânhamo. Em algumas áreas, os produtores de cânhamo optaram por renunciar inteiramente ao processamento das fibras de cânhamo e dos shivs, encontrando uma procura muito maior por sementes e matéria vegetal. Esta decisão pode ser explicada também pela falta de equipamentos industriais de processamento de cânhamo disponíveis.

As variedades industriais de cânhamo que produzem sementes tendem a semear fortemente durante a colheita. Se a cultura está sendo cultivada para obter sementes de cânhamo viáveis, deve-se tomar cuidado para minimizar a polinização cruzada de uma nova variedade cultivada no mesmo campo que as culturas industriais anteriores de cânhamo. Nos casos em que está sendo produzido óleo de semente ou grão para ração, a composição genética da semente resultante é irrelevante.

Convidamos a que se realize a discussão entre associados relativamente às melhores variedades no fórum deste artigo disponível nesta ligação