ÁREA DE SÓCIOS
REGISTO
CânhamoEspanhaNotícias

Constituída Associação Galega do Cânhamo

No dia 5 de agosto de 2020 foi realizado em Silleda o acto de fundação da Associação Galega do Cânhamo. A Associação Galega do Cânhamo nasceu com a vocação de contribuir para a sustentabilidade e a saúde do planeta através do desenvolvimento de uma poderosa indústria do Cânhamo na e da Galiza.
Desenvolvemos a nossa atividade em torno de quatro linhas de ação

Com a presença de agentes de toda a cadeia de valor e das províncias da Galiza, esta Associação estabelece-se com os seguintes objetivos fundamentais:

  • Aumentar a consciência sobre o potencial econômico, industrial e médico do cânhamo no contexto de uma transição para uma sociedade e economia descarbonizadas e sustentáveis.
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma Denominação de Origem do Cânhamo Cultivado na Península Ibérica – Cânhamo Ibérico, com as suas diferentes identidades geográficas e reconhecimento internacional como cultura de qualidade.
  • Catalisar e unir a indústria do Cânhamo galega como germe do Cluster do Cânhamo.
  • Coordenar e liderar projetos de investigação, desenvolvimento e inovação com Universidades e Centros Tecnológicos galegos para avançar no conhecimento desta planta e do seu real potencial.
  • Contribuir para a recuperação, protecção e valorização das montanhas e campos galegos, aumentando a sua biodiversidade e permitindo um desenvolvimento rural sustentável.
  • Garantir a durabilidade e soberania desta cultura na Galiza através do desenvolvimento de um banco de sementes autóctones.
  • Liderar as reivindicações pertinentes às autoridades regionais e nacionais sobre a regulamentação deficiente do cânhamo e os efeitos perniciosos que isso tem sobre as liberdades pessoais, a soberania nacional e a sustentabilidade.

Após uma sessão de partilha de objetivos e experiências, adoptou-se a formação de um Conselho de Administração com os seguintes membros:
Presidente: Gerardo Lázara Moreda
Vice-presidente: Daniel Fernández Lestón
Secretário: M. José Garcia Vicente
Membro: Antonio Suárez Martínez
Membro: Miguel Cueto Noguerol

Área de Sócios
REGISTO