ÁREA DE SÓCIOS
REGISTO
CannaCasaComunicados

CannaCasa formaliza envolvimento em projecto que ambiciona formação de Cluster Ibérico de Cânhamo Industrial

A Associação do Cânhamo Industrial assinou hoje, dia 5 de Janeiro, uma carta de suporte que formaliza o envolvimento da CannaCasa num projecto ibérico relativo à economia circular e ao desenvolvimento de um ecossistema circular de cânhamo industrial. O projecto demonstra oportunidades de crescimento sustentável na Península Ibérica através da cultura do cânhamo para fins industriais.

A CannaCasa – Associação Portuguesa de Cânhamo Industrial (Doravante “CannaCasa”) tem o prazer de apresentar o seu apoio e suporte a um conjunto de participantes na indústria do cânhamo, na senda da formação de um Cluster de cânhamo ibérico ao abrigo do disposto no Pacto Ecológico Europeu.

A Associação CannaCasa é uma instituição portuguesa sem fins lucrativos constituída em 2019, com o objetivo de promover e expandir os recursos agrícolas do cânhamo industrial em Portugal, em benefício dos agricultores, transformadores, fabricantes, investigadores e consumidores. A nossa actividade pretende reunir todas as partes interessadas convergindo para o desenvolvimento de uma indústria de cânhamo sustentável em Portugal.

Na proposta, serão demonstradas oportunidades de crescimento sustentável na Península Ibérica através do desenvolvimento e demonstração de um conjunto de soluções sistémicas circulares que envolvem o cultivo e aproveitamento do cânhamo industrial segundo os princípios de uma economia circular.

O projecto irá fortalecer a competitividade, impulsionar o desenvolvimento e a criação de novas cadeias de valores sustentáveis ​​locais e fornecer novas oportunidades de emprego e emprego significativas também nas áreas rurais do cluster ibérico. A proposta está totalmente alinhada com as actividades da CannaCasa.

A CannaCasa pretende estar envolvidos ao longo de todo o projecto – trabalhando em estreita colaboração, nomeadamente mas não exclusivamente com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária agindo como elo de ligação entre o consórcio e os produtores de cânhamo em Portugal bem como prevemos fornecer diversas contribuições para o projeto.

Adicionalmente, tem como objectivo a divulgação dos resultados do projeto para os produtores e para várias outras partes interessadas portuguesas na nossa rede.

Por conseguinte, a CannaCasa suporta esta proposta..

Actividades para o desenvolvimento do Cluster Ibérico do Cânhamo Industrial:

1 . Mitigar lacunas de conhecimento:
2. Acesso a infra-estruturas e financiamento
3. Conectar mercados

Área de Sócios
REGISTO