Empresa de Filadélfia cria mistura de pão francês com cânhamo

A Baking Innovation, uma empresa de consultoria com sede em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, desenvolveu o Hemp N’ Seeds, uma mistura de pão francês rústico para padeiros domésticos. A primeira produção comercial estará disponível no início de 2021, disse Richard Charpentier, proprietário da empresa, à Bake Mag.

A mistura é para fazer pão com 19 gramas de grãos inteiros por fatia, junto com 14 gramas de fibras e 5 gramas de proteínas, contendo ainda proteína de cânhamo e sementes de cânhamo, ambos ingredientes reconhecidos como seguros (GRAS) pela Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos da América (FDA, Food and Drug Administration).

Além de mistura de farinha para pão, a Baking Innovation produz também croissants e bolachas com cânhamo

“Sementes de cânhamo ou corações de cânhamo são sementes que foram descascadas, enquanto a proteína de cânhamo é a forma em pó das sementes de cânhamo”, disse Charpentier, mestre padeiro certificado que já trabalhou para empresas como a Flowers Foods Inc. e a Hostess Brands.

Além das sementes de cânhamo, a mistura para assar contém sementes de linhaça, sementes de gergelim e sementes de girassol. A linhaça é uma fonte de ácido alfa-linolénico (ALA), um ácido gordo ómega-3 à base de plantas. As sementes de gergelim são uma fonte de óleos naturais, lignanas, antioxidantes, proteínas, fibras dietéticas e vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, vitaminas B e vitamina E. As sementes de girassol contêm ácidos gordos essenciais como ómega-3 e ómega-6, que fornecem vitamina E e vitamina B ao corpo.

A mistura contém também farinha de trigo e cevada. “A farinha de trigo contém fibras, vitaminas, minerais, farelo e germen”, disse Charpentier, enquanto a cevada inteira “contém altos níveis de antioxidantes, vitaminas e minerais, que proporcionam benefícios para a saúde e saciedade”.

“Ambos são ricos em vitaminas e minerais, bem como em fibras alimentares e melhoram a saúde digestiva”, referiu Charpentier. “A cevada integral tem uma capacidade funcional única de alta absorção de água, enquanto o trigo integral fornece o glúten necessário para permitir que os pães cresçam. Em termos de sabor, a cevada traz as notas doces do malte ao mesmo tempo que proporciona uma textura macia. O trigo integral fornece um sabor de nozes e textura em borracha. A combinação ideal de cevada e trigo integral pode ser deliciosa e nutritiva.”

A Baking Innovation foi criada em Março de 2019 com o objetivo de fornecer desenvolvimento de produtos para categorias específicas, com alto teor de proteína e fibra. A empresa tem uma grande variedade de clientes, de grandes empresas de bens de consumo embalados a startups.