O que é o

Cânhamo Industrial

O cânhamo é uma das mais antigas culturas domesticadas conhecidas pelo homem. Foi utilizado ao longo de milhares de anos para a produção de papel, têxteis, cordas. Foi igualmente utilizado como produto alimentar e amplamente difundido pelos benefícios que o seu consumo trazia. Hoje, reinventou-se depois de mais de um século de proibição.

O que é que caracteriza a cultura do cânhamo?

A cultura do Cânhamo tem vindo a crescer a nível mundial por várias razões. O carácter polivalente da cultura do cânhamo, proporciona várias opções de escoamento aos agricultores, sendo uma cultura com alta performance ecológica para os pequenos e grandes agricultores.

Além disto, o cânhamo tem exigências hídricas modestas – sendo uma cultura resistente e que dispensa fitofármacos – sendo mais ecológico do que outras culturas tradicionais.
O Cânhamo é ainda uma cultura atrativa por ser uma matéria prima de valor acrescentado para diversas indústrias.

Versátil. Sustentável. Ecológico.

O Cânhamo e algumas das suas utilizações
Papel

A substituição do papel convencional pelo papel de cânhamo permite a poupança de água, ao mesmo tempo que é uma cultura com uma rotação mais rápida das variedades utilizadas pela industria do papel.

Plásticos

A produção de bioplásticos com cânhamo é já uma realidade. Plásticos provenientes de fontes orgânicas são uma forma de aliar a versatilidade do plástico, à intenção de reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Comida

Os alimentos que contêm cânhamo na sua composição, são seguros, ricos em ácidos gordos e fitocomponentes com propriedades organolépticas que não podem ser ignoradas.

Suplementação

O cânhamo pode desempenhar um papel importante na suplementação alimentar, quer de doentes, desportistas ou pessoas interessadas no seu bem estar, pelas diferentes combinações de constituintes.

Cosméticos

A indústria cosmética utiliza várias partes da planta do cânhamo industrial para o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos. Desde fitocanabinoides ao óleo e extrato das sementes do cânhamo.

Construção

O sector da construção convencional é um dos mais poluentes de sempre. Apesar do custo e da praticidade, o betão convencional não é sustentável, sendo o cânhamo uma fonte de betão orgânica e ecológicamente sustentável

Têxteis

O cânhamo é uma alternativa mais do que sustentável para o algodão, uma das matérias primas mais poluentes do planeta. Além de consumir menos água, também necessidade de menos químicos no processo de branqueamento.

Oleos Essenciais

Pelo facto da canábis ser uma planta com uma alta variabilidade espectral relativamente à produção de óleos essenciais, o cânhamo torna-se uma cultura atractiva para a produção e extração de óleos essenciais.

Sector Energético

O sector dos combustíveis já está a testar várias soluções de bio combustível à base de cânhamo e do óleo das sementes de cânhamo. Esta é mais uma forma de rentabilizar as produções agrícolas em Portugal e ao mesmo tempo contribuir para um futuro mais sustentável.