O que é o cânhamo?

O cânhamo é uma das mais antigas culturas domesticadas conhecidas pelo homem. Foi utilizado ao longo de milhares de anos para a produção de papel, têxteis e cordas.

Então, o que é que é exatamente o cânhamo, e como é que é diferente da forma psicoativa de canábis que consumimos para fins medicinais e recreativos?

Utilizações do Cânhamo

De entre as milhares de utilizações que o cânhamo pode ter, estas são algumas das mais conhecidas

Papel

A substituição do papel convencional por papel fabricado com cânhamo permite a poupança de água, ao mesmo tempo que é uma cultura com uma rotação mais rápida do que a maioria das árvores destinadas à industria do papel.

Plásticos

A produção de bioplásticos com cânhamo é já uma realidade. Plásticos provenientes de fontes orgânicas são uma forma de aliar a versatilidade do plástico, à intenção de reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Comida

Os alimentos que contêm cânhamo ou partes deste na sua composição, são suplementos alimentares seguros, mas mais importante, são ricos em ácidos gordos e fitocomponentes com propriedades organolépticas que não podem ser ignoradas.

Produtos medicinais

Com a aprovação da Lei da Canábis para Fins Medicinais, a utilização de canabinóides para fins médicos tornou-se possível. O cânhamo poderá ser uma cultura com um custo oportunidade superior a várias outras culturas.

Têxteis

O cânhamo é uma alternativa mais do que sustentável para o algodão, uma das matérias primas mais poluentes do planeta. Além de consumir menos água, também necessidade de menos químicos no processo de branqueamento.

Óleos Essenciais

Pelo facto da canábis ser uma planta com uma alta variabilidade espectral relativamente à produção de óleos essenciais, o cânhamo torna-se uma cultura atractiva para a produção e extração de óleos essenciais.

Suplementos Alimentares

O cânhamo pode desempenhar um papel importante na suplementação alimentar, quer de doentes, desportistas ou pessoas interessadas no seu bem estar, pelas diferentes combinações de constituintes.

Cosméticos

As propriedades dos componentes do cânhamo, bem como as suas capacidades hidratantes tornam o cânhamo uma importante matéria prima para cosméticos, motivo pelo qual esta é uma industria em forte espansão.

Construção

O sector da construção convencional é um dos mais poluentes de sempre. Apesar do custo e da praticidade, o betão convencional não é sustentável, sendo o cânhamo uma fonte de betão orgânica e ecológicamente sustentável

Porquê o cânhamo ?

O cânhamo é uma cultura de rotação atraente para os agricultores. À medida que cresce, respira CO2, desintoxica o solo e evita a sua erosão. O que resta no solo após a colheita solo decompõe-se, fornecendo nutrientes valiosos.

Além disto, o cânhamo requer muito menos água para crescer - e não necessita de pesticidas - por isso é muito mais ecológico do que as culturas tradicionais.