ÁREA DE SÓCIOS
REGISTO
Sessão 2 : Experiências do Cultivo de Cânhamo na Primeira Pessoa

Data : 14 de Março de 2021 

Local : Online através do Portal da CannaCasa

A CannaCasa vem por este meio apresentar as Jornadas do Cultivo de Cânhamo, um evento online dedicado à actividade do cultivo de cânhamo para fins industriais. O evento decorrerá durante o dia 14 e Março de 2021, Domingo, a partir das 15:30 horas. 

O Cultivo do cânhamo é uma actividade ancestral em Portugal. Em 2020, uma nova legislação veio modificar o modo de instrução das licenças do cultivo. Os vários agricultores que já cultivam cânhamo, além das novas regulamentações que enquadram a actividade do cultivo de cânhamo para fins industriais, têm também que preparar um ano de sementeira que se avizinha. E nada melhor do que aprender com quem já tem experiência de campo. 

Nesta segunda sessão, a CannaCasa junta algumas das vozes que intervieram junto do cânhamo para fins industriais nos últimos anos. Procuramos discutir o passado, o presente e o futuro, para discutir e compreender aquela que é a prática agrícola do cânhamo. 

As Jornadas do Cultivo de Cânhamo para fins industriais, são uma forma de juntar os vários intervenientes na indústria e convergir para que o sector funcione de forma clara, regulamentada e sem obstáculos ou impedimentos.

Razões para participar nas Jornadas do Cultivo de Cânhamo

Contacto com Portugueses que trabalham em Portugal e no estrangeiro, com uma visão e conhecimento acerca do cânhamo e suas utilização

Conectar-se com potenciais parceiros e com demais participantes na industria do cânhamo industrial em Portugal. Junte-se a nós!

Adquira conhecimentos e competências através da experiência e relatos dos oradores e dos demais participantes.

Oradores Convidados

Dinis Dias

Consultor e Membro fundador da Cooperativa Cannapor

Rita Neves Oliveira

Associada da CannaCasa e Agricultora de Cânhamo

Francisco Freitas Amaral

Agricultor de Cânhamo e COO da Kannabeira

Francisco Freitas Amaral

Chief Executive Officer da Kannabeira e ex-agricultor de cânhamo pelas 7 irmãs

Hugo Jerónimo

Associado fundador da CannaCasa e membro da Cooperativa Lusicanna

Humberto Nogueira

Cânhamicultor e Consultor pela Margaça Biostore / MFAgriculture

Programa

15:30 – 15:45 — Inicio da Sessão

15:45 – 16:00 — Sessão de Abertura

Miguel Negrão, Presidente da CannaCasa – Associação do Cânhamo para Fins Industriais

16:15 – 16:45 — A produção de cânhamo artesanal e em baixa escala

O Cânhamo é uma cultura que pode e deve entrar na agricultura familiar, não exaustiva e de pequena escala. Esta sessão pretende dar a conhecer a experiência do cultivo um áreas mais pequenas, bem como estimular a criatividade e a inovação na transformação do cânhamo e na criação de valor. Compreenda ainda como é que pode introduzir o cânhamo como cultura de rotação e os seus benefícios.

Rita Neves Oliveira, Agricultora de Cânhamo e Associada da CannaCasa 

16:45-17:15 —  Potencial do cânhamo e boas práticas

O Cânhamo é mais do que a soma das suas partes. Seja numa área reduzida, ou numa produção com maior dimensão, cultivar cânhamo não é apenas produzir uma planta recheada de propósitos. As externalidades positivas do cânhamo, aliadas às boas práticas, permitem tirar proveito do cânhamo nas matérias primas recolhidas, mas igualmente nos benefícios que esta proporciona ao ecossistema. 

Francisco Freitas Amaral, Engenheiro da Energia e do Ambiente, agricultor de cânhamo

17:15-18:00 — O cultivo do cânhamo: entre as barreiras e as oportunidades

O cultivo de cânhamo está presente em Portugal há vários anos, mas as dificuldades que se sentem não são novas. Por outro lado, todo um mercado floresce com a aceitação do cultivo de cânhamo um pouco por todo o mundo. Nesta sessão procura-se perceber os factores chave para as situações que se verificam nos dias de hoje, mas principalmente, quais as lições do passado e qual a visão para o futuro do cânhamo.

Dinis Dias, Empresário e Consultor e fundador da Cooperativa Cannapor

18:00 — Discussão Livre

É associado? Já tem acesso a este conteúdo. Efectue login Aqui
Área de Sócios
REGISTO