Cultivo de

Cânhamo Industrial

O cânhamo é uma planta vigorosa com uma forte raiz e um forte poder estruturante do solo. É uma cultura de primavera. Não necessita de pesticidas. Em contrapartida necessita de uma boa fertilização reagindo bem a estrumações. A técnica cultural é simples e desenvolve-se quase sem trabalhos de manutenção.

O ciclo cultural do cânhamo

O ciclo cultural dura de 110 a 120 dias entre abril/maio e agosto. Dependendo da densidade de sementeira utilizada e da variedade, é possível obter uma emergência e cobertura de solo rápida.

É uma planta que reage bastante ao fotoperiodismo, dividindo-se entre o crescimento vegetativo, e a etapa seguinte onde distinguem-se os dois estados fenológicos distintos, correspondentes à sexualidade da planta.

Privilegia-se as variedades precoces para a produção de variedades com densidades de sementeira mais reduzidas, sendo que os ciclos culturais mais longos são geralmente atribuídos a variedades optimizadas para a produção de palhas.

Este é um parâmetro importante pois se pretender múltipla aptidão terão que ser escolhidos ciclos intermédios. A fase de floração é longa durando cerca de 3 semanas a um mês.

A sementeira

A sementeira é uma etapa fundamental para o sucesso desta cultura. É realizada idealmente, e dependendo da variedade e finalidade a obter, do fim de abril ao fim de maio.

Deve ser realizada numa terra quente e bem seca com uma boa preparação do solo para favorecer uma emergência rápida e homogénea.


Aconselha-se a utilizar um semeador em linha para uma sementeira superficial (1 a 2cm) e passar o rolo em seguida. A densidade de sementeira situa-se entre os 40-70Kg/ha sendo a mais utilizada de 50Kg/ha. As sementeiras menos densas usam-se quando se pretende colher semente favorecendo o crescimento dos ramos laterais para obter o máximo de flores e de grãos.


As sementeiras com alta densidade favorecem a colheita de fibras desenvolvendo-se o caule e dando um mínimo de folhas. Geralmente procura-se uma densidade entre 250 e 300 grãos /m2 com o objetivo de uma emergência da ordem de 200 a 220 pés/m2.